História

A Thermoquímica foi constituída em 1976, começando por produzir, embalar e distribuir produtos de limpeza e manutenção industrial.

Em 1984, em virtude das oportunidades do mercado, a empresa aposta no fabrico e comercialização de uma vasta gama de produtos de limpeza, orientando e reforçando as suas vendas em produtos “marca própria” para grandes superfícies diminuindo assim a gama de produtos para o mercado industrial.

Em 1994, com a grande expansão do número de hipermercados e lojas de “Hard e Soft Discount”, verifica-se um grande aumento da procura de produtos “marca própria”. A empresa vê assim aumentar em mais de 100% as suas vendas. Devido à boa implementação e crescimento dos produtos “marca própria” a Thermoquímica inicia o desenvolvimento de novos produtos para aumentar a sua gama, os quais têm de imediato uma muito boa aceitação.

Em 1997 a Thermoquímica é galardoada com o prémio PME Excelência pelo seu desempenho económico – financeiro e perfil de gestão.

Neste mesmo ano, inicia a construção de uma nova fábrica, em Sobral de Monte Agraço com o objectivo de criar as suas próprias infra-estruturas, centralizando todos os seus serviços que até então estavam divididos entre Torres Vedras e Freiria. Esta nova fábrica pretende não só centralizar todos os sectores da empresa como criar instalações para que possa crescer de uma forma mais organizada, sustentada e competitiva.

Em Fevereiro de 1998 é concluída a nova unidade fabril, onde se incluem os escritórios.

Em 1999, inicia-se uma nova fase de investimentos, desta vez virados para a modernização de equipamentos produtivos, de enchimento e controlo laboratorial.

Em 2002, a Thermoquímica inicia o processo de certificação de qualidade ISO 9001:2000 com a finalidade de melhorar os seus processos e garantir aos seus clientes produtos de excelente qualidade.

Em Abril de 2003 a Thermoquímica obtém a certificação da qualidade através da norma ISO 9001:2000.

Durante o ano de 2003 foi feito um investimento num novo laboratório e respectivo equipamento para que possamos cada vez mais oferecer um serviço de qualidade aos nossos clientes.

Em 2005, a Thermoquímica aumenta a sua unidade fabril com a construção de mais uma nave com cerca de 1100 metros quadrados.

Durante o ano de 2005 também foi instalado um novo equipamento de produção, assim como, a actualização de todo o software produtivo registando-se um aumento da capacidade instalada produtiva na ordem dos 150%.

Também durante o ano de 2005 foram instalados 2 novos equipamentos de enchimento que aumentam a capacidade instalada deste mesmo sector.

A Thermoquímica ganhou uma distinção “Cliente Aplauso” da Escola de Gestão do Porto e do Millennium bcp pela solidez financeira, desempenho económico, capacidade de inovação e envolvimento com o Millennium bcp.

Em Setembro de 2005 foi lançado o site da empresa na Internet.

Em 2006 foi iniciado uma nova nave onde se passará a produzir, encher, armazenar e carregar todos os produtos colorados.

Com a reorganização do layout da fábrica iniciou-se a produção, embalamento e comercialização da marca profissional Therkey.

Em 15 de Fevereiro de 2007 foi concluída a mudança da produção e enchimento das lixívias para a nova nave.

Em Setembro de 2007 foi alterado o site da empresa, este novo site inclui também informação sobre a linha de produtos profissionais.

Em Junho de 2008 foi criado o Departamento de Recursos Humanos.

Em Julho de 2010 a Thermoquímica esteve presente pela primeira vez na FILDA – Feira Internacional de Luanda.

Durante o ano de 2012 foi renovada a imagem da gama profissional, acompanhada pelo lançamento de novos produtos e de um novo catálogo.

No ano de 2012 a Thermoquimica visitou numa viagem de prospeção o mercado de Moçambique e Africa do Sul.

Em 2013 foi atualizado o site da Thermoquímica onde passou a estarem fotografias de toda a gama doméstica e profissional. Neste mesmo ano foi aberta uma página de empresa na rede social facebook que passou a ser mais um canal de comunicação sobre eventos, e lançamentos de novos produtos.

Em Agosto de 2013 a Thermoquimica esteve presente pela primeira vez na FACIM – Feira Internacional de Moçambique, tendo fechado um acordo com uma empresa local para representar as suas marcas neste mercado.

Em Abril de 2014 foi feita a primeira viagem de prospeção de mercado a Cabo Verde tendo neste mesmo ano exportado pela primeira vez produtos da linha profissional para este país.

Neste mesmo ano foram criados catálogos em Inglês para a gama doméstica e para a gama profissional.

No ano de 2015 fizemos a primeira exportação de produtos Therlimpa para o mercado francês.

Em 2015 a Thermoquímica ampliou a sua unidade fabril assim como reorganizou toda a sua secção de produção e enchimentos.

Esta reorganização foi acompanhada pela otimização do seu sistema de produção, com a automatização de um conjunto significativo de matérias-primas. Foi implementado um novo sistema de tratamento de água para a produção. Na secção de enchimentos foram instalados novos equipamentos de embalamento que em conjunto com as melhorias efetuadas na secção de produção vão permitir um aumento muito significativo da capacidade instalada assim como dar inicio a uma nova unidade de negócio.

Em 2016 ampliamos a unidade fabril com a construção de um pavilhão onde passamos a produzir embalagens plásticas.

Em 2016 visitamos pela primeira vez o mercado Marroquino.

No seguimento da expansão da linha profissional foi estabelecida uma parceria com um dos grandes grupos europeus de produção e comercialização de produtos para lavandarias para que uma vasta gama de produtos passassem a ser produzidos na Thermoquimica para o mercado Ibérico.

Em 2016 iniciamos o fornecimento de produtos de limpeza para a Guiné Bissau.

Durante o ano de 2016 iniciamos a conceção e desenvolvimento de uma gama de produtos cosméticos baseados em sabonetes líquidos e gel de banho.

Em 2017 iniciamos o fornecimento de produtos da nossa marca doméstica Therlimpa para uma cadeia de supermercados no Canadá.

Em 2018 foram criadas condições para iniciar a produção e enchimento de produtos não aquosos, alargando a gama de produtos que produzimos.

Foi criado um spot publicitário para a marca OKEY para passar na televisão de São Tomé e Príncipe.

Reforçamos as vendas para a Guiné-Bissau com o início de fornecimento para um novo cliente.

Voltamos a exportar para Cabo Verde através de uma empresa portuguesa.

Lançamento de uma marca própria de cliente para o mercado Moçambicano.

Desenvolvimento e apresentação de um conjunto significativo de produtos inovadores aos nossos clientes.

Novo sistema de controlo metrológico.

Presença na feira FACIM em Moçambique em parceria com o nosso distribuidor local.

Durante o ano de 2019 iniciamos o fornecimento de uma gama de produtos não aquosos.

Durante o ano de 2020 a Thermoquímica ao abrigo do projeto Inovação Produtiva Covid-19 reforçou a sua capacidade produtiva com a instalação de novos misturadores de produtos clorados, reforçou a sua capacidade de enchimento com a instalação de uma nova linha de enchimento para os produtos clorados, uma nova linha automática e de última geração para embalamento de produtos profissionais até 20L assim como uma nova linha para enchimento de produtos domésticos.

Durante o ano de 2020 também foram adquiridos alguns equipamentos laboratoriais de forma a melhorar o nosso processo de controlo de produto.

Em 2020 a Thermoquímica foi distinguida pelo IAPMEI, pela qualidade do seu desempenho e perfil de risco, como PME Líder 2020.

Em 2021 a Thermoquimica inicia a implementação da norma IFS HPC.