História

A Thermoquímica foi constituída em 1976, começando por produzir, embalar e distribuir produtos de limpeza e manutenção industrial.
Em 1984, em virtude das oportunidades do mercado, a empresa aposta no fabrico e comercialização de uma vasta gama de produtos de limpeza, orientando e reforçando as suas vendas em produtos “marca própria” para grandes superfícies.

Em 1994, com a grande expansão do número de hipermercados e lojas de “Hard e Soft Discount”, verifica-se um grande aumento da procura de produtos “marca própria”. A Thermoquímica inicia o desenvolvimento de novos produtos para aumentar a sua gama, os quais têm de imediato uma muito boa aceitação.

Em 1997 a Thermoquímica é galardoada com o prémio PME Excelência pelo seu desempenho económico – financeiro e perfil de gestão.

Neste mesmo ano, inicia a construção de uma nova fábrica, em Sobral de Monte Agraço com o objetivo de criar as suas próprias infraestruturas, centralizando todos os seus serviços.

Em Fevereiro de 1998 é concluída a nova unidade fabril, onde se incluem os escritórios.

Em 1999, inicia-se uma nova fase de investimentos, desta vez virados para a modernização de equipamentos produtivos, de enchimento e controlo laboratorial.

Em 2002, a Thermoquímica inicia o processo de certificação de qualidade ISO 9001:2000 com a finalidade de melhorar os seus processos e garantir aos seus clientes produtos de excelente qualidade.

Em Abril de 2003 a Thermoquímica obtém a certificação da qualidade através da norma ISO 9001:2000.

Em Agosto de 2005 a empresa finaliza a ampliação da sua unidade fabril.

Em simultâneo investe na modernização do seu equipamento de produção, duplicando a sua capacidade instalada, ao mesmo tempo que instala 2 novas linhas de enchimento.

Em Março de 2009 a Thermoquímica obtém a certificação da qualidade através da norma ISO 9001:2008.

Em Julho de 2010 a Thermoquímica esteve presente pela primeira vez na FILDA – Feira Internacional de Luanda.

Durante o ano de 2011 foram tomadas algumas medidas internas de caracter ambiental de forma a ser reduzida a quantidade de água utilizada em lavagens.

Durante o ano de 2012 foi desenvolvida uma imagem mais moderna para as etiquetas da Gama Profissional, acompanhada pelo lançamento de novos produtos e de um novo catálogo.

A Thermoquimica foi pela primeira vez fazer uma prospeção do mercado em Moçambique e Africa do Sul integrados numa missão empresarial.

Em 2013 foi atualizado o site da Thermoquímica onde passou a estarem fotografias de toda a gama doméstica e profissional. Neste mesmo ano foi aberta uma página de empresa na rede social facebook que passou a ser mais um canal de comunicação sobre eventos, e lançamentos de novos produtos.

Em Agosto de 2013 a Thermoquimica esteve presente pela primeira vez na FACIM – Feira Internacional de Moçambique, tendo fechado um acordo com uma empresa local para representar as suas marcas neste mercado.

Em Abril de 2014 foi feita a primeira viagem de prospeção de mercado a Cabo Verde.

Neste mesmo ano foram criados catálogos em Inglês para a gama doméstica e para a gama profissional.

Em 2015 a Thermoquímica ampliou a sua unidade fabril assim como reorganizou toda a sua secção de produção e enchimentos. Esta reorganização foi acompanhada pela modernização do seu sistema de produção, automatizando a entrada no sistema de produção de um novo conjunto significativo de matérias-primas. Foi implementado um novo sistema de tratamento de água para a produção. Na secção de enchimentos foram instalados novos equipamentos de embalamento que em conjunto com as melhorias efetuadas na secção de produção vão permitir um aumento muito significativo da capacidade instalada assim como dar inicio a uma nova unidade de negócio.

Em 2016 ampliamos a unidade fabril com a construção de um pavilhão onde passamos a produzir embalagens plásticas.